Historial

O Grupo Coral de Tancos foi fundado em Dezembro de 1984 pelo Maestro Hélder Mação para acompanhar as celebrações litúrgicas da paróquia, dedicando-se posteriormente ao canto popular português, tendo alargado o seu repertório meses depois à polifonia. Desde então tem percorrido todo o país divulgando a arte coral em concertos nos mais variados locais, em auditórios e teatros, igrejas e concertos ao ar livre. São de referência o concerto no Parque das Nações, Encontro de Coros do Ribatejo, I Encontro de Coros Lopes-Graça e Reitoria da Universidade de Coimbra.
Deslocou-se a França em 2000 no âmbito da geminação de Vila Nova da Barquinha com Dissay.
Divulgando a música coral polifónica, tem no seu historial cerca de oitenta peças de repertório em 12 idiomas diferentes.
Organiza todos os anos várias actividades no Concelho destacando-se um Encontro de Coros, o Concerto Primavera, o Concerto 25 de Abril, o Concerto Outono e o Concerto Amizade, em que já participaram coros de todo o País em intercâmbio cultural.
Pelo Natal e Reis percorre as freguesias do Concelho deliciando a comunidade com concertos alusivos à época festiva, sendo de destacar as suas interpretações da II Cantata do Natal de Lopes-Graça.
Ainda no tocante às grandes obras de referência, em 2006 e 2007 interpretou Requiem de Faurè em Lisboa, Torres Vedras, Bombarral, Óbidos e V. N. Barquinha; em 2009 comemorou o Ano Mendelssohn executando o Te Deum de Mendelssohn em Lisboa e V. N. Barquinha.
Preparou em 2009 e 2010 o musical O Nazareno, de Frei Hermano da Câmara, tendo-se apresentado até agora em vários espectáculos. 

Desde 1995 tem como director artístico Pedro Alexandre Correia, com o qual já participou em mais de 160 concertos.
Em 2001 o Coro enriqueceu o seu quadro artístico com o Coro Infanto/Juvenil, dirigido desde a sua fundação pela Maestrina Lídia Correia, tendo já actuado em mais de 60 concertos.